clock

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Gian Galeazzo Ciano (Livorno, 18 de março de 1903 — Verona, 11 de janeiro de 1944).





Filho do almirante italiano Costanzo Ciano, um veterano e herói da Primeira Guerra Mundial, um dos primeiros membros do Partido Nacional Fascista e reorganizador da Marinha Mercante Italiana na década de 1920. Integrado no movimento fascista junto com seu pai Costanzo, tomou parte na marcha sobre Roma, em outubro de 1922. Durante os primeiros anos da ditadura fascista, Ciano foi designado para cargos diplomáticos na América Latina, inclusive no Brasil, e na Ásia.
Em 1930 casou-se com Edda Mussolini, filha do ditadorBenito Mussolini, com o que passou a engrossar as fileiras dos principais hierarcas do regime fascista. Chegou a ocupar o Ministério da Imprensa e Propaganda.
Junto com outros cinco antigos membros do Grande Conselho Fascista que haviam votado contra o ditador em julho de 1943, foi julgado no simulacro de júri denominado processo de Verona, em janeiro de 1944, acusado de alta traição e colaboração com o inimigo. Condenado à morte sob forte pressão das tropas de ocupação alemãs, foi executado por um pelotão de fuzilamento, após seu sogro rechaçar um pedido de perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário